Atualização da Agenda 21

Plataforma de participação das partes interessadas

Screen

Profile

Layout

Direction

Menu Style

Cpanel

Ações e recomendações da Agenda 21 que deseja comentar:

Objetivo 2 Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas

No Brasil foi surpreendente a assimilação dos desafios e compromissos registrados na Conferência de 1992, pelos empresários. Criou-se uma posição proativa de resolver problemas e encontrar soluções, seja adotando novas tecnologias menos poluidoras, seja aperfeiçoando o modelo de gestão empresarial.

O espírito prático desse empresariado assimilou a idéia de que a ecoeficiência e o meio ambiente, ao invés de atrapalhar a atividade produtiva, em realidade contribui para a criação de resultados positivos. Preparar as empresas brasileiras para competir internacionalmente em condições ideais de ecoeficiência e responsabilidade social é condição necessária à expansão e internacionalização de seus negócios em ambiente competitivo com os padrões hoje vigentes.

O comprometimento das empresas com a sustentabilidade inicia-se pelo cumprimento das exigências da legislação ambiental, passando por programas internos de conscientização e de adoção de normas voluntárias, os quais, por serem endógenos e espontâneos, tendem a ser mais eficientes e, portanto, devem ser estimulados. Tais compromissos contribuem para melhorar a imagem da empresa, além de aumentar a produtividade e a competitividade, com a incorporação de novos instrumentos de gestão e novas tecnologias, mais avançadas.

É preciso ter em mente que a ecoeficiência nas empresas tem como principal ponto de referência as multinacionais e as estatais ou ex-estatais, cujos tamanho e importância justificam a adoção de práticas exemplares que divulgam e dão prestígio nacional e internacional.

As micro, pequenas e médias empresas encontram dificuldades para enfrentar o desafio da ecoeficiência. No entanto, por serem agentes multiplicadores, precisam encontrar soluções tecnológicas e gerenciais acessíveis. Nesse sentido, a promoção do arranjo de sistemas produtivos locais com competitividade sistêmica tem se mostrado uma prática exitosa em várias regiões do país.

O maior desafio da gestão ambiental é levar em conta a diversidade de situações que as empresas enfrentam, em função do tipo de atividade que exercem e do tipo de impacto que produzem.

Faltam ações ou recomendações neste objetivo?

Além das ações e recomendações explicitadas, há outras a serem acrescentadas, para que sejam atendidos os objetivos da Agenda 21? Clique aqui e envie um email com suas sugestões

Dar nota para esse item
(1 Votar)
Criar condições para que as empresas brasileiras adotem os princípios de ecoeficiência e de responsabilidade social, que aumentam a eficiência pela incorporação de valores éticos e culturais ao processo de…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Promover parcerias entre empresas de diferentes portes como forma de disseminar o acesso aos padrões de qualidade dos mercados nacional e internacional. As parcerias implicam cooperação tecnológica e transferência de…
Dar nota para esse item
(2 votos)
Promover parcerias entre as grandes, médias e pequenas empresas para a difusão do conceito de ecoeficiência, como sinônimo de aumento da rentabilidade, para a redução de gastos de energia, água…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Incentivar a ecoeficiência empresarial por meio dos mecanismos de certificação, em complementação aos instrumentos tradicionais de comando e controle. Cada empresa deve ser, voluntariamente, um agente de controle ambiental. Questões:…
Dar nota para esse item
(2 votos)
Estimular a criação de centros de produção mais limpa e de energia renovável. Questões: De acordo com seus conhecimentos sobre o tema, essa recomendação foi seguida? A ação foi consumada?…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Adotar os procedimentos adequados para minimizar efeitos adversos na saúde e no meio ambiente com a utilização de: desenvolvimento de padrões mais seguros de embalagem e rotulagem; consideração dos conceitos…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Promover a recuperação do passivo ambiental das empresas por meio de termos de ajuste de conduta, nos quais fiquem claramente estabelecidos os compromissos sobre as técnicas de recuperação, os investimentos…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Facilitar o acesso a financiamentos às micro e pequenas empresas pelos bancos oficiais e agências de fomento de caráter nacional, regional e local, para a busca criativa de novas soluções…
Dar nota para esse item
(2 votos)
Prover a capacitação, a conscientização e a educação dos empregados, para que eles se tornem agentes promotores da ecoeficiência em suas empresas.. Questões: De acordo com seus conhecimentos sobre o…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Difundir amplamente a Convenção Quadro de Mudança do Clima e o Protocolo de Quioto, especialmente o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, para que as micro, pequenas e médias empresas possam se…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Promover parcerias entre as universidades, institutos de pesquisas, órgãos governamentais, sociedade civil e as empresas. Questões: De acordo com seus conhecimentos sobre o tema, essa recomendação foi seguida? A ação…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Integrar as empresas brasileiras à ação internacional pelo desenvolvimento sustentável, criando oportunidades de negócios favoráveis ao seu crescimento e sua inovação. Questões: De acordo com seus conhecimentos sobre o tema,…

Ações e recomendações da Agenda 21 que deseja comentar:

You are here Objetivo 2 Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas