Atualização da Agenda 21

Plataforma de participação das partes interessadas

Screen

Profile

Layout

Direction

Menu Style

Cpanel

Ações e recomendações da Agenda 21 que deseja comentar:

Objetivo 1 Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício

Vivemos vinte e quatro horas por dia na cultura do desperdício, decorrente tanto dos novos hábitos, quanto de velhas práticas de uma sociedade tradicional acostumada à fartura dos recursos naturais e a hábitos ingênuos de generosidade e esbanjamento.

Exigir contenção e sobriedade de nossas elites, aí incluindo a alta classe média, é tão importante quanto superar o paradoxo que envolve os mais pobres: muitas vezes, falta comida na mesa, mas mesmo na pobreza, o desperdício continua. A solução para esse e outros problemas semelhantes é mudar os padrões de consumo e combater a cultura do desperdício.

O gasto desnecessário com embalagens, a poluição por objetos descartáveis e a geração de quantidades exageradas de lixo estão entre as conseqüências perniciosas dos modelos de consumo adotados no Brasil, copiados de países mais desenvolvidos, mas também herdado da sociedade colonial e escravista.

Existem dois aspectos distintos a serem tratados no combate ao desperdício. A mudança dos padrões de consumo, que é, em última instância, uma mudança de cultura e a destinação dos resíduos.

O combate ao desperdício ainda durante o processo produtivo, pela adoção de tecnologias menos intensivas em energia e que requeiram menos matérias-primas. A construção civil é um segmento que tem muito a contribuir, como por exemplo, buscando alternativas para o desperdício praticado nos canteiros de obras.

Não é preciso, porém, esperar pelas mudanças culturais, naturalmente lentas.

É dever das autoridades e dos meios de comunicação, manter a população consciente das conseqüências do desperdício e não apelar à economia apenas em situação de crise, como aconteceu em 2001, durante a escassez de hidreletricidade.

A cultura da poupança deve ser construída pela boa informação.Uma população consciente forçará as empresas a mudar seus métodos e processos, e até mesmo seu marketing, como já pode ser observado com a valorização do chamado consumo sustentável.

Faltam ações ou recomendações neste objetivo?

Além das ações e recomendações explicitadas, há outras a serem acrescentadas, para que sejam atendidos os objetivos da Agenda 21? Clique aqui e envie um email com suas sugestões

Dar nota para esse item
(1 Votar)
Desencadear uma campanha nacional contra o desperdício envolvendo os três níveis de governo, as empresas, a mídia, o terceiro setor e as lideranças comunitárias para tomada de consciência e mudança…
Dar nota para esse item
(2 votos)
Mobilizar os meios de comunicação - televisão, rádio e jornal - para serem usados em seu papel relevante de pedagogia social. Enquanto concessão de interesse público, devem em seus horários…
Dar nota para esse item
(3 votos)
Iniciar com uma campanha contra o desperdício de água e energia, que deve adquirir feição específica e diferenciada para as diferentes regiões brasileiras, bem como para os diferentes setores produtivos.…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Promover a cultura da poupança para a produção de bens e serviços, públicos e privados, evitando a superposição de ações, a irracionalidade dos procedimentos e os gastos supérfluos. Questões: De acordo…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Estimular a simplificação das embalagens e restringir a produção de descartáveis garantindo ao consumidor a disponibilidade de produtos em embalagens retornáveis e/ou reaproveitáveis. Questões: De acordo com seus conhecimentos sobre o…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Definir uma legislação de resíduos sólidos, com claras definições de obrigações e responsabilidades para os diferentes atores sociais, com base no reaproveitamento e na redução da geração de lixos. Questões: De…
Dar nota para esse item
(1 Votar)
Divulgar experiências inovadoras para que, em nível local, se adotem formas criativas de destinação dos resíduos. Divulgar catálogos de tecnologias apropriadas e disponibilizá-las, aos municípios brasileiros, para evitar investimento em…
Dar nota para esse item
(0 votos)
Estimular o combate ao desperdício na construção civil pela adoção de tecnologias adequadas que promovam a segurança do trabalhador. Questões: De acordo com seus conhecimentos sobre o tema, essa recomendação foi…

Ações e recomendações da Agenda 21 que deseja comentar:

You are here Objetivo 1 Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício